Capítulo 8 Seções
Por que você deve desenvolver um plano de ação?
Quando você deve desenvolver um plano de ação?
Como escrever um plano de ação
O que é um plano de ação?
De certa forma, um plano de ação é um ato "heróico": ele nos ajuda a transformar nossos sonhos em realidade. Um plano de ação é uma maneira de garantir que a visão de sua organização seja concretizada. Ele descreve a forma como o seu grupo irá utilizar as suas estratégias para atingir os seus objectivos. Um plano de ação consiste em uma série de etapas de ação ou mudanças a serem feitas em sua comunidade.
Cada acção ou alteração a procurar deve incluir as seguintes informações:
Quais ações ou mudanças ocorrerão
Quem realizará essas mudanças
Até quando eles terão lugar, e por quanto tempo
Que recursos (dinheiro, equipe) são necessários para realizar essas mudanças
Comunicação (quem deve saber o quê?)
Quais são os critérios para um bom plano de ação?
O plano de ação para sua iniciativa deve atender a vários critérios.
O plano de ação é:
Completo . Lista todas as etapas de ação ou mudanças a serem buscadas em todas as partes relevantes da comunidade (por exemplo, escolas, empresas, governo, comunidade de fé)?
Claro . É aparente quem vai fazer o que por quando?
Corrente. O plano de ação reflete o trabalho atual? Prevê novas oportunidades e barreiras?
Por que você deve desenvolver um plano de ação?
Há um adágio inspirador que diz: "As pessoas não planejam falhar, mas não planejam". Porque você certamente não quer falhar, faz sentido tomar todas as etapas necessárias para garantir o sucesso, incluindo o desenvolvimento de um plano de ação.
Há muitas boas razões para elaborar os detalhes do trabalho de sua organização em um plano de ação, incluindo:
Para dar credibilidade à sua organização. Um plano de ação mostra aos membros da comunidade (incluindo donos de fundos) que sua organização está bem ordenada e dedicada a fazer as coisas.
Para ter certeza de que você não esquece nenhum dos detalhes
Para entender o que é e não é possível para sua organização fazer
Para eficiência: para economizar tempo, energia e recursos no longo prazo
Para a responsabilidade: Para aumentar as chances de que as pessoas vão fazer o que precisa ser feito
Quando você deve criar um plano de ação?
Idealmente, um plano de ação deve ser desenvolvido dentro dos primeiros seis meses a um ano do início de uma organização. Ele é desenvolvido depois de ter determinado a visão, missão, objetivos e estratégias de seu grupo. Se você desenvolver um plano de ação quando estiver pronto para começar a fazer as coisas, ele lhe dará um plano para executar sua organização ou iniciativa.
Lembre-se, porém, que um plano de ação é sempre um trabalho em andamento. Não é algo que você pode escrever, bloquear em suas gavetas de arquivo e esquecer. Mantenha-o visível. Mostre-o proeminente. À medida que sua organização muda e cresce, você vai querer revisar continuamente (geralmente mensalmente) seu plano de ação para atender às mudanças das necessidades de seu grupo e comunidade.
Como escrever um plano de ação
Determinar que pessoas e setores da comunidade devem ser mudados e envolvidos na busca de soluções
Se você estiver usando o modelo VMOSA (Visão, Missão, Objetivos, Estratégias, Planos de Ação), você já deve ter feito isso, quando estava decidindo sobre os objetivos do seu grupo. Novamente, tente ser inclusivo. A maioria das questões de saúde e desenvolvimento com as quais as parcerias comunitárias lidam são comunitárias e, portanto, precisam de uma solução para toda a comunidade. Possíveis setores incluem a mídia, a comunidade empresarial, organizações religiosas, escolas, organizações de jovens, organizações de serviços sociais, organizações de saúde e outros.
Alguns membros da comunidade que você pode considerar pedir para participar do grupo de planejamento de ação incluem:
Pessoas influentes de todas as partes da comunidade afetadas por sua iniciativa (por exemplo, de igrejas e sinagogas, o sistema escolar, a aplicação da lei, etc.)
Pessoas que estão diretamente envolvidas no problema (por exemplo, estudantes locais do ensino médio e seus pais podem estar envolvidos no planejamento de uma coalizão tentando reduzir o abuso de drogas pelos adolescentes)
Membros de organizações de base
Membros dos vários grupos étnicos e culturais em sua comunidade
Pessoas que você sabe que estão interessadas no problema ou questão
Os recém-chegados ou os jovens da comunidade que ainda não estão envolvidos
Vamos considerar algumas das pessoas que estiveram envolvidas com o grupo de planejamento para a coalizão ficcional Reduzir os Riscos (RTR) que espera reduzir a taxa de gravidez na adolescência. Alguns dos membros deste grupo de planejamento incluíam professores da escola secundária local, adolescentes locais e seus pais, membros do clero, conselheiros e enfermeiros escolares, funcionários do departamento de saúde do condado e membros de organizações juvenis, agências de serviços e outros Organizações que se concentram nas questões da juventude.
Convide um grupo de planejamento em sua comunidade para projetar seu plano de ação. Este pode ser o mesmo grupo de pessoas que trabalharam com você para decidir as estratégias e objetivos do seu grupo. Se você estiver organizando um novo grupo de pessoas, tente tornar seu comitê de planejamento tão diverso e inclusivo quanto possível. Seu grupo deve se parecer com as pessoas mais afetadas pelo problema ou problema.
Uma vez que todos estejam presentes, passe por cima de sua organização:
Visão
Missão
Objectivos
Estratégias
Alvos e agentes de mudança (por exemplo, jovens, pais e guardiões, clero)
Propostas de mudanças para cada setor da comunidade (por exemplo, escolas, comunidade religiosa, organizações de serviços, organizações de saúde, governo)
Desenvolver um plano de ação composto por etapas de ação que abordem todas as mudanças propostas. O plano deve ser completo, claro e atual. Além disso, o plano de ação deve incluir informações e idéias que você já reuniu enquanto brainstorming sobre seus objetivos e suas estratégias. Quais são as etapas que você deve tomar para realizar seus objetivos enquanto continua cumprindo sua visão e missão? Agora é hora de todos os componentes VMOSA se unirem. Enquanto o plano pode abordar metas gerais que você deseja ver realizado, as etapas de ação irá ajudá-lo a determinar as ações específicas que você vai tomar para ajudar a tornar a sua visão uma realidade. Aqui estão algumas diretrizes a seguir para escrever etapas de ação.
Os membros da iniciativa comunitária vão querer determinar:
Que ação ou mudança ocorrerá
Quem vai realizá-lo
Quando isso acontecerá e por quanto tempo
Quais os recursos (ou seja, dinheiro, pessoal) são necessários para realizar a mudança
Comunicação (quem deve saber o quê)
Exemplo: Etapa de ação da coalizão RTR (uma amostra)
Uma mudança da comunidade procurada por esta coalizão para impedir a gravidez adolescente era aumentar a publicidade sobre a contracepção e a gravidez não desejada na High School local.
Que ação ou mudança ocorrerá: Colocar cartazes, displays e outras informações sobre contracepção e os fatos sobre gravidez indesejada nos corredores da escola secundária local. Os cartazes e outras informações se tornarão uma parte permanente do ensino médio. Cartazes e informações serão alterados regularmente à medida que novos materiais estiverem disponíveis.
Quem o executará: Um sub-comitê composto por pais e tutores, professores, estudantes e membros da coalizão será responsável pela manutenção das exibições. A coalizão como um todo vai trabalhar para encontrar financiamento para comprar os materiais. Maria e Alex do grupo de ação das escolas serão responsáveis por pesquisar e ordenar os materiais.
Até quando isso acontecerá e por quanto tempo: A coalizão tentará colocar cartazes pendurados e visíveis dentro de seis semanas após decidir sobre a etapa de ação (2/19/2013).
Que recursos são necessários para realizar a etapa: A coalizão se aproximará do distrito escolar para solicitar financiamento para o projeto. Caso contrário, o grupo vai buscar financiamento de outras fontes, como fundações e empresas locais para financiar o programa.
Comunicação sobre a etapa de ação. O diretor da escola ea liderança da Organização de Pais e Professores (PTO) devem receber informações sobre essa mudança planejada.
Coisas a observar sobre esta parte do plano de acção da RTR:
Parece completo. Embora esta etapa pareça estar totalmente desenvolvida, precisaríamos rever todo o plano de ação para ver se todas as mudanças da comunidade e do sistema que deveriam ser buscadas estão incluídas.
Está claro . Nós sabemos quem vai fazer o que por quando.
Parece atual. Precisamos saber mais sobre outros trabalhos atuais (e novas oportunidades e barreiras) para avaliar se esta parte do plano de ação está atualizada.
Reveja cuidadosamente o seu plano de acção concluído para verificar a sua integridade. Certifique-se de que cada mudança proposta ajudará a realizar a missão do seu grupo. Além disso, certifique-se de que o plano de ação tomado como um todo irá ajudá-lo a completar a sua missão; Ou seja, certifique-se de que você não está deixando nada para fora.
Siga completamente. Uma parte difícil (descobrir o que fazer) está concluída. Agora pegue seu plano e corra com ele! Lembre-se da regra 80-20: esforços bem-sucedidos são 80% acompanhar as ações planejadas e planejamento de 20% para o sucesso.
Mantenha todos informados sobre o que está acontecendo. Comunicar a todos os envolvidos como sua entrada foi incorporada. Ninguém gosta de se sentir como seu sagacidade e sabedoria tem sido ignorado.
Acompanhe o que (e quão bem) você fez. Sempre acompanhar o que o grupo realmente fez. Se a mudança de comunidade (um novo programa ou política) levou tempo ou recursos significativos, também é uma boa idéia avaliar o que você fez, formal ou informalmente.
Mantenha várias perguntas em mente para você e para os outros:
Estamos fazendo o que dissemos que faríamos?
Estamos fazendo isso bem?
É o que estamos fazendo avançando a missão?
Você pode abordar essas questões informalmente (pergunte a si mesmo, conversar com amigos e outras pessoas), bem como formalmente, através de pesquisas e outros métodos de avaliação.
Comemore um trabalho bem feito! Comemore suas realizações; Você e aqueles com quem você trabalha merecem. Celebration ajuda a manter todos animado e interessado no trabalho que estão fazendo.
Depois de ter escrito seu plano de ação: Fazer com que os membros façam o que disseram
Toda organização comunitária, sem dúvida, teve isso acontecer: você planeja e você atribui tarefas para obter tudo o que você planejou fazer realizado. Todos concordam (talvez eles ainda oferecem) para fazer certas tarefas, e todos vocês saem com um grande sentimento de realização. O problema? Na próxima reunião, nada foi feito. Além de rasgar seu cabelo, o que você pode fazer?
Felizmente, existem várias coisas que você pode tentar. É particularmente complicado no caso de voluntários, porque você não quer se inclinar muito duro em alguém que está doando seu tempo e energia para começar. Ainda assim, você pode tornar mais fácil para os membros para fazer as coisas (e mais difícil evitar o trabalho), sem agir como o vizinho significa na rua. Alguns destes lembretes gentis incluem:
Chamadas telefônicas regulares de membros da equipe ou voluntários dedicados perguntando aos outros como eles estão fazendo com suas tarefas. Esta deve ser uma chamada de apoio, e não um "você está fazendo o que você deveria" chamada. A pessoa chamada pode oferecer apoio emocional "como você está fazendo?" Bem como ver se o membro do grupo precisa de qualquer outra assistência. Uma chamada amigável como esta pode ser vista como útil, dar ao membro a sensação de que ele é uma parte muito importante do grupo e servir como um grande lembrete para fazer o que ele disse que faria.
Distribuir o plano de ação por escrito a todos os membros, com nomes anexados a tarefas específicas. (Além disso, este pode ser um grande momento para pedir feedback antes que o plano se torne "oficial".)
Certificar-se de cronogramas (com datas de vencimento) são completas, claras e atuais.
Em reuniões regulares do grupo, como reuniões de comitê ou reuniões do conselho, peça aos membros que relatem sobre a realização das tarefas que se propuseram fazer. Considere fazer isto uma parte regular da reunião.
Celebrar a realização de tarefas. É importante que fazer algo realmente significa algo e é reconhecido pelo grupo como um todo.
Acompanhe regularmente o plano de acção. Você está pedindo aos membros que prestem contas e que façam as coisas regularmente. Se eles concordaram, você deve ajudá-los a cumprir seu compromisso da melhor maneira possível.
No comments:
Post a Comment